nunca pensei que iria ser tao dificil assim , mai conseguir !
Como Tomar Decisões Certas
Como Tomar Decisões Certas
Todos os dias temos que tomar decisões, conscientes ou inconscientes, frequentemente temos que decidir entre duas ou mais opções. A nossa vida é fruto das nossas escolhas. O que somos hoje é o produto das decisões tomadas no passado, o que seremos amanhã é o resultado das escolhas que fizermos hoje. Portanto, se você quer mudar de vida, mude suas escolhas.
Diante disso, em um mundo como o nosso em que somos assediados constantemente por forças que tentam nos influenciar, como saber qual a decisão correta? Qual é a melhor opção? A mais acertada? A mais justa?
Bem, eu costumo dizer que temos um manual de instruções do fabricante. Deus nos criou e escreveu um manual para ser seguido a fim de aumentar a nossa vida útil nesta terra. Estou falando da Bíblia, a Palavra de Deus.
Se você crê em Deus, você deve seguir as instruções do manual. Mas, além da palavra escrita, temos também a Palavra Viva que é Jesus. Jo 1.1 diz: No princípio era o verbo (palavra) e o verbo era Deus e o verbo estava com Deus. No versículo 14 diz: E o verbo (palavra) se fez carne e habitou entre nós. Isto é, Jesus é a Palavra Viva de Deus. Isto significa que em todas e quaisquer situações da nossa vida devemos agir como Jesus.
Mas como Jesus tomava decisões? Ao observarmos o ministério de Jesus, vemos que do início ao fim ele foi submetido a pressões, momentos estressantes nos quais ele tinha que tomar decisões acertadas. Desde o início ao ser tentado no deserto, durante sua jornada até ao momento definitivo no jardim do Getsêmani, Ele sofreu pressões para tomar decisões. Vamos ler Lc 22.41-44
Então se afastou a uma distância de mais ou menos trinta metros. Ajoelhou-se e começou a orar, dizendo:
– Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.
[Então um anjo do céu apareceu e o animava]. Cheio de uma grande aflição, Jesus orava com mais força ainda. O seu suor era como gotas de sangue caindo no chão.
Como e Porquê, Jesus tomou decisões certas?
1- Ele se apegou aos seus objetivos.
Ele sabia qual era a sua missão e não deixou-se desviar ou seduzir. Ele veio justamente morrer em nosso lugar, e não se deixou desviar deste alvo.
Desde a tentação no deserto o diabo viera tentando dissuadir Jesus de ir para a cruz. Ele ofereceu os reinos do mundo! Jesus, porém sabia que aquele não era o momento de reinar. mas no tempo que o Pai determinara. Então, apegou-se ao seu propósito e não aceitou nenhum atalho.
Tão importante quanto descobrir o propósito de Deus para a sua vida é entender o tempo de Deus. Há um propósito para você e há um tempo para Deus estabelecer este propósito. Procure compreender isto. Descubra aquilo que Deus espera de você, ele tem expectativas a teu respeito.
2- Ele obedeceu a palavra de Deus.
Como já disse a Palavra de Deus é o nosso manual de instruções do fabricante. E nela dirimimos todas as dúvidas. Quando muitas forças tentam nos influenciar a Palavra nos fornece um centro seguro.
Jesus disse: - Aquele que ouve as minhas palavras e as pratica, é comparado ao homem que edificou sua casa sobre a rocha. Veio o vento, a chuva, a enchente e ela permaneceu inabalável. Quando alicerçamos a nossa vida na Palavra, teremos uma segurança em momentos difíceis.
Se o próprio Cristo precisou lançar mão da Palavra de Deus para resistir a pressão da tentação - sua resposta sempre foi: Está escrito! – quanto mais eu ou você precisaremos ter em nossas vidas os valores eternos da Bíblia Sagrada.
Você conhece o que está escrito a respeito do seu problema? Pois diga para este problema: - Está escrito! E não recue um centímetro sequer do que está escrito!
Este foi o segredo de Josué, veja o que Deus lhe disse:
Josué 1.7-8: Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes medida nele de dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
3- Ele honrou a vontade de Deus.
Jesus disse: “Só digo o que ouço meu pai dizer e só faço o que eu o vejo fazer”.
Além de conhecermos a vontade universal de Deus, que está em sua palavra. É preciso conhecer também a vontade específica de Deus para você. O que Deus deseja para você não é o mesmo que ele deseja para mim.
Veja o exemplo que está em João 21.18-22
Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me. Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.
O que Jesus queria para Pedro não era o mesmo que ele queria para João!
Precisamos entender que cada um de nós tem um propósito. Muitas vezes queremos cumprir o propósito dos outros. Queremos ser uma reprodução da vida de outras pessoas. Mas Deus tem algo especificamente pra você procure descobrir e cumprir o que Deus tem pra você!
“Cada um possui sua missão ou vocação específica na vida. Portanto, ele não pode ser subistiuído, nem sua vida repetida . Assim sendo, a missão de cada um é tão única quanto a oportunidade específica de implementa-la.” (Frankl)
4- Ele orou humildemente.
Se quisermos seguir Jesus, devemos simplesmente gastar tempo falando com Ele e ouvindo o que Ele diz: Nossas vitórias não podem ser maiores do que o fundamento que colocarmos na oração.
Fp 4.6-7: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
A oração deve ser uma prática diária em nossas vidas em busca da paz, nossas ansiedades devem ser levadas a Deus pela oração.
1 Pe 5.7: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
A oração é um encontro da nossa humanidade fraca e limitada com o Deus onipotente. O ser humano que não tem uma vida de oração está decidindo viver a vida no seu próprio esforço, e não na dependência de Deus.
5- Ele ajudou primeiro os outros e não a si mesmo.
Servir significa decidir generosamente colocar o próximo em primeiro lugar, sem guardar amargura, ira ou ressentimento.
Na trajetória até Jerusalém Pedro tentou convencer Jesus a não ir para a cruz dizendo: -Mestre tenha dó de ti mesmo. O que Pedro pedia para Jesus era absurdo. Ele queria que aquele cuja missão era doar-se aos outros sentisse pena de si mesmo. Isto chama-se auto-cosmiseração. Ao que Jesus de imediato reagiu dizendo: Para trás de mim satanás. Essa reação de Cristo foi, não porque Pedro estivesse possesso mas, porque Jesus sabia quem estava por trás desta filosofia de vida: a auto-cosmiseração; É satanás que deseja que você tenha pena de si mesmo, sofra de baixa auto-estima, fique lamentando suas desventuras.
Jesus ao contrário sempre se preocupava com os outros antes de si mesmo. Quando carregava a cruz, as mulheres o seguiam chorando e ele olhando para elas disse: -não chorem por mim chorem por vocês mesmas...
Lucas23.27-29: Seguia-o numerosa multidão de povo, e também mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Porque dias virão em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram, nem amamentaram.
Ao agonizar na cruz, achou tempo de arrumar um filho para a sua mãe...
Jo19.26-27: Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.
... perdoar a multidão que o insultava:
Lucas 23.34: Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
... e um malfeitor que estava ao seu lado:
Lucas 23.42: E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Esta foi a filosofia de Jesus, pensar nos outros antes de si mesmo. E este deve ser um critério a ser considerado antes de tomarmos qualquer decisão. A quem eu posso estar prejudicando com esta decisão? Esta decisão não está baseada apenas em critérios egoístas sem levar em consideração outras pessoas envolvidas?
Precisamos tomar decisões conscientemente, levando em consideração nossos objetivos, os princípios da Palavra de Deus, a vontade de Deus para nós, buscando através da oração a capacitação, sempre com o objetivo de servir com a nossa vida ao próximo.