Hoje nos enfretamo muito esse tipo de pessoas na igreja itemos de aturalas. Que Deus os abençoi.
4 TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA
4 TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA
TEXTO: Marcos 2.1-12
1Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, 3trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, 4mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama. 5Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: – Meu filho, os seus pecados estão perdoados. 6Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar: 7“O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!” 8No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: – Por que vocês estão pensando essas coisas? 9O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”? 10Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: 11– Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. 12No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: – Nunca vimos uma coisa assim!
Aqui podemos ver a figura de uma igreja. Jesus o pastor, ou evangelista. A Igreja estava lotada! Nesta igreja tinha tudo o que se sonha ter nas igrejas de hoje espiritualmente falando. Tinha multidão, cura e salvação. Mas mesmo nesta igreja da qual Jesus era o pastor existia 4 tipos de pessoas distintas, que também vemos nas igrejas atuais:
1) Os doentes – Aqueles que são incapazes de fazer qualquer coisa por si só, porque são doentes físicos e espirituais. Dependem dos outros para tudo. Sua inatividade é mais por causa da doença espiritual do que propriamente física (vv 5,11-12).
2) A multidão – São os expectadores, estão ali para ver o que vai acontecer, e se possível receber uma benção. Estão, na verdade buscando uma benção, mas estariam em qualquer outro lugar onde lhes oferecessem.
3) Os religiosos – Estes são os que observam tudo, sabem tudo, são conhecedores. Aparentemente pessoas idôneas sem nenhum desvio de conduta. Acusam, julgam, condenam, criticam, mas nada fazem para curar o doente. São os assassinos da graça.
4) Os amigos solidários – São os que carregam o doente, que não vêem as dificuldades, que não buscam interesses, que se esforçam para o bem do próximo. São os que se esforçam para alcançar os melhores resultados para o Reino de Deus. Não dão desculpas, não colocam empecilhos, mas são determinados (vv. 3-4).
Que tipo de pessoa você tem sido. Cada um de nós, vez por outra, ocupamos uma destas características. Um dia fomos doentes, e alguém nos carregou, às vezes somos somente mais um na multidão ou, em certos momentos, assumimos a posição de críticos. Mas que, independente do que fomos ou somos hoje, nos tornemos como os amigos solidários e prestemos o nosso serviço a Jesus conduzindo os doentes e perdidos até ele.
Tópico: 4 TIPOS DE PESSOAS NA IGREJA
Data: 04/10/2013