A Falta de Integridade na Adoração

20/06/2010 15:28

 

A Falta de Integridade na Adoração

 

No capítulo quatro de Atos dos apóstolos, vemos um caso de hipocrisia religiosa, que já havia dominado o judaísmo e, pela primeira vez, já no princípio da igreja, tentava se infiltrar no cristianismo.  

           

At 4.32-37

32 Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.

33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.

34 Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro

35 e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

(36-37) Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.

At 5.1-16

1  Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno

2 e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso.

3 Então Pedro disse a Ananias: —Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno?

4 Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos—mentiu para Deus!

5 Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo.

6 Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram.

7 A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido.

8 Aí Pedro perguntou a ela: —Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? —Foi! —respondeu ela.

9 Então Pedro disse: —Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também.

10 No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido.

11 E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados.

12 Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas entre o povo, e os seguidores de Jesus se reuniam no Alpendre de Salomão.

13 Ninguém de fora tinha coragem de se juntar ao grupo deles, mas o povo falava muito bem deles.

14 Uma multidão de homens e mulheres também creu no Senhor e veio aumentar ainda mais o grupo.

15 Por causa dos milagres que os apóstolos faziam, as pessoas punham os doentes nas ruas, em camas e esteiras. Faziam isso para que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra cobrisse alguns deles.

16 Multidões vinham das cidades vizinhas de Jerusalém trazendo os seus doentes e os que eram dominados por espíritos maus, e todos eram curados.

 

Um exemplo de integridade

Primeiramente José vende uma propriedade e entrega o dinheiro aos apóstolos.

Era chamado de Barnabé que significa: filho da exortação ou aquele que dá ânimo. Era Levita (na antiga aliança vivia dos dízimos). Natural de Chipre. Se tornou figura importante na igreja primitiva (cf. At 9.27; 11.22-25;). Era profeta e mestre (At 13.1); Ajudou na conversão do governador de Chipre (At 13.7) Foi companheiro de Paulo na sua primeira viajem missionária (At 13.3).

Vemos aqui o fruto de um coração íntegro e sincero diante de Deus. Não houve da parte de Barnabé nenhum sentimento de arrogância, ciúmes ou inveja. Sendo ele um levita, a oferta de Barnabé foi um sinal da sua transformação e aceitação da Nova Aliança. Sabemos que os Levitas na antiga aliança recebiam o dízimo como mantimento. Se fosse o coração de Barnabé um coração invejoso e ganancioso com certeza reivindicaria o direito de Levita dizendo: - Eu sou levita, eu deveria receber os dízimos, não Pedro, nem Tiago ou João eles não são levitas! Ao contrário Barnabé cheio do Espírito Santo entendeu o mover de Deus e aceitou a Nova Aliança.  

 

Um exemplo de falta de integridade

Ananias e Safira também vendem uma propriedade, e se não fosse pelo espírito Santo essa atitude seria equiparada à de Barnabé. Porém o espírito Santo que conhece os intentos dos corações revelou para Pedro que aquela oferta não era íntegra. Não era íntegra, não pelo fato de que eles trouxeram apenas uma parte do dinheiro, mas porque seus corações não eram íntegros. Infelizmente muitos de nós desejamos servir a Deus, mas não com inteireza de coração.

É importante que fique claro que isto não era uma norma da igreja primitiva, ninguém em parte alguma determinou que se vendessem propriedades e dessem o dinheiro aos apóstolos. Entretanto o Espírito Santo compungia-lhes o coração de tal forma que ninguém considerava seu aquilo que tinha. O erro deste casal foi dar uma parte como se fosse o todo. Estavam, portanto, mentindo, usando de falsidade, sua alma estava dividida. Talvez fizeram aquilo para serem vistos pelos outros, já que outros o fizeram não queriam ficar atrás na sua “espiritualidade”.

 

A verdade é que o Espírito Santo os matou para limpar a igreja que nascia. E Pedro não foi negligente! O que acontece nos dias de hoje é que muitos de nós somos negligentes em andar na direção do Espírito. Talvez, se fosse eu ou outro líder atual ficaríamos felizes com a oferta de Ananias e Safira, mesmo não sendo íntegra, diríamos: “deixa pra lá, o importante é que eles trouxeram ao menos a metade, essa oferta será útil para nossos projetos” – ainda que o projeto de integridade de Deus fosse negligenciado. As pessoas não morrem mais nos cultos, morrem, porém, espiritualmente uma vez que temos afastado o Espírito Santo de nossos cultos para agradar as pessoas! Se o Espírito Santo encher nossas vidas como na igreja primitiva então ou as pessoas se quebrantam e se arrependem ou morrem!

Infelizmente tenho presenciado a morte espiritual ou senão o sono espiritual de muitas pessoas devido à falta de integridade em suas atitudes espirituais. Vão levando a vida cristã como se pudessem enganar o Espírito Santo. Estão cheios de deficiências na alma e insistem em manter as aparências, mentem a si mesmos e pior, ao Espírito Santo.  

Tópico: A Falta de Integridade na Adoração

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário


Crie um site grátis Webnode